segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Série: Outubro Rosa - Tipos de câncer






  

Há várias formas de manifestação da doença. Para entender os tipos é necessário entender a estrutura das mamas.
As mamas são glândulas formadas por lobos, que, por sua vez, são formados por estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários.
O tipo mais comum de câncer de mama é o carcinoma ductal, porque se origina nas células dos ductos mamários. Esse tipo de carcinoma pode ser in situ, quando se restringe às células desses ductos, ou invasor, quando se dissemina para os tecidos adjacentes.
O carcinoma lobular é menos comum e tem origem nas células dos lóbulos mamários, podendo também ser caracterizado como in situ ou invasor.
Os carcinomas in situ configuram-se no estágio mais precoce da doença. Quando não são tratados, eles podem evoluir para a forma invasora, disseminando-se para outras regiões da mama, e em um segundo momento, para outras regiões do corpo. 
Conhecer o tipo de câncer é imprescindível para determinar o tipo de tratamento a que a paciente será submetida. É fundamental, por exemplo, saber se o tumor é sensível a hormônios. Outro fator importante é um receptor chamado HER2, que é uma proteína presente em 25% dos casos de câncer de mama. São tumores mais agressivos, e, portanto, devem ser tratados com medicamentos específicos.


Fique atenta:



Sintomas


Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor do seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou com aspecto semelhante à casca de laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.


Você sabia?

Estamos acostumados a associar o câncer de mama apenas às mulheres; no entanto, apesar de o número de homens atingidos pela doença ser bem inferior (apenas 1% de todos os casos) , é bom ficar atento – principalmente aqueles que possuem histórico de câncer na família.


E ai? Já marcaram seu dia rosa? Ainda não? Então corre e cuide da sua saúde!

Bjinhos! = *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,suas dúvidas ou críticas construtivas.

AVISO:

Os comentários deste blog são moderados, portanto comentários maldosos e/ou ofensivos serão simplesmente ignorados e deletados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...